HISTÓRICO DO COLÉGIO FRANCISCANO NOSSA SENHORA DO CARMO
Pedido de uma nova escola, nas margens do Rio Paraná, na bela cidade de Guaíra, fronteira com o Paraguai e o Estado do Mato Grosso do Sul.
Padre Alderígio Baggio, sacerdote palotino e vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, muito se empenhou para conseguir Irmãs para essa localidade, fundar uma escola, a fim de ministrar formação humana e cristã às crianças e jovens de Guaíra.
A Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, das Irmãs Franciscana da Penitência e Caridade Cristã, de Santa Maria, RS, foi convidada para esse trabalho. O Conselho Provincial, após considerações veio a Guaíra verificar o novo campo de apostolado. Nessa visita percebeu ser um lugar promissor para implantar uma escola cristã católica. Com a resposta positiva e a promessa firme em aceitar o desafio, Padre Alderígio e com o auxílio do povo construiu a escola e a casa das Irmãs; embora de madeira, representava a grande generosidade das famílias. A Prefeitura Municipal contribuiu com a doação do terreno.
Irmãs corajosas, desprendidas, aceitaram o convite. Deixaram o Rio Grande do Sul e rumaram na época, para um lugar muito distante e de difícil acesso.
Dia 06 de fevereiro de 1960, dia de festa para o povo de Guaíra, o dia tão esperado chegou. No aeroporto desembarcaram as primeiras duas Irmãs. Irmã Leonarda e Irmã Zeni. São recebidas em nome do povo de Guaíra, pela família portuguesa, senhor Manoel Vieira. Dias mais tarde, vieram para trabalhar com este povo hospitaleiro, Irmã Prisca, Irmã Venúncia, Irmã Anita e Irmã Leônia, que foi a primeira diretora.
Das pioneiras, Irmã Zeni, é a Irmã que estava em Guaíra, desde a fundação, que permaneceu por 51 anos. Viu a Escola nascer, andar, crescer e lutar. Irmã Zeni, era jovem de espírito e de coração, ela mostrou com sua vida que além das dificuldades e lutas, há momentos de alegria, momentos para celebrar e de agradecer.
O começo foi difícil. Os primeiros móveis eram caixotes, usados como mesas e carteiras. Algumas latas de tinta serviram como panelas. Os primeiros bancos de sala de aula eram duas tábuas compridas, tudo providenciado pelo generoso povo de Guaíra que ajudou a construir essa escola. Pais que sentiram a necessidade de um estudo mais aprimorado, o qual ajudaria a formar seus filhos, que no futuro seriam pessoas realizadas por terem construído a sua própria história, consciente e responsável. Assim nasceu o Educandário Nossa Senhora do Carmo, no dia alegre de 1° de março de l960. Foi o primeiro dia de aula com a presença de 296 alunos e 7 professores.
Com o trabalho das Irmãs, professores e funcionários e devido ao aumento de alunos, a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – ZN, negociou com a Mitra Diocesana parte do terreno destinado à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Aos poucos foi sendo construído o Colégio que hoje abriga 466 alunos. Em l967, a sede da escola foi transferida para o novo local, à Praça João XXIII, nº 168.
Hoje passados 64 anos de sua fundação, o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo com a colaboração e apoio das Irmãs, alunos, pais, funcionários e professores, especifica sua missão no mundo de hoje, de desenvolver qualificados serviços educacionais, à luz dos valores franciscanos, em um ambiente fraterno e inovador, na formação de cidadãos capazes de construir, sistematizar e socializar o conhecimento, promover a vida e responder aos desafios da sociedade em transformação.
O Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, nasceu há 64 anos. Lutas e conquistas fizeram parte da caminhada desse mais de meio século de existência. Continua com brilho marcando presença e construindo a história com o povo guairense. Hoje é uma força, um gigante. Força porque ajudou Guaíra crescer e a ser forte. Gigante porque cresce com Guaíra.
A comunidade Educativa do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, na sua ação evangelizadora, busca:
* Libertar a pessoa tornando-a agente de sua própria história;
* Construir uma comunidade de amor e vida cristã;
* Incentivar para uma educação fraterna e cristã a serviço dos irmãos.
A história da nossa Escola não para por aqui, ela continua, com sonhos e ideais bonitos, onde o Hino da Escola pode contar e cantar o segredo desta caminhada.
Odila Maria Merchiori