AVISO DE PRIVACIDADE
Última atualização: 17/10/2022
Resumo Infográfico: https://www.cofracarmo.com.br/noticias/aviso-de-privacidade-resumo-infografico
O Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo é uma Instituição de Ensino
privada mantida pela Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis -
ZN (SCALIFRA-ZN), CNPJ nº 95.606.380/0001-19. A SCALIFRA-ZN é uma entidade sem
fins lucrativos, mantenedora de instituições que abrangem o ensino infantil,
fundamental e médio.
Este Aviso de Privacidade foi criado para informar a você como, de que
forma e por quais motivos utilizamos os dados coletados por meio do nosso site.
Com o objetivo de garantir transparência nas relações estabelecidas com
interessados, estudantes, responsáveis legais e responsáveis financeiros, este
documento também fornece informações importantes sobre o tratamento de dados
pessoais coletados pela Instituição na ocasião da matrícula/rematrícula do
aluno e durante o decorrer do ano letivo.
1. SUMÁRIO
Esperamos
que você leia este Aviso de Privacidade por completo e com muita atenção. Para
facilitar a compreensão, destacamos os principais pontos que você encontrará
neste documento:
ü Como Instituição de Ensino, coletamos e
utilizamos dados pessoais de diferentes categorias para a realização da
matrícula e a execução e administração do contrato de prestação de serviços
educacionais. |
ü Esses dados são armazenados em repositórios
físicos e/ou digitais, protegidos por um rígido controle de acesso. |
ü Contamos com uma série de fornecedores e
parceiros institucionais que auxiliam no fornecimento dos nossos serviços.
Saiba com que tipo de empresas e profissionais compartilhamos dados pessoais
no item 5. |
ü A legislação estabelece uma série de direitos ao
titular de dados pessoais, saiba quais são no item 7 e como
exercê-los no item 8. |
ü Disponibilizamos um canal direto de contato
para que você possa exercer seus direitos, realizar solicitações e esclarecer
dúvidas sobre o tema. |
2. GLOSSÁRIO
Conheça o
significado de alguns termos utilizados em nosso Aviso de Privacidade:
Dado pessoal: informação relacionada à pessoa
natural identificada ou identificável;
Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre
origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a
sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado
referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando
vinculado a uma pessoa natural;
Banco de dados: conjunto estruturado de dados
pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou
físico;
Titular: pessoa natural a quem se referem os
dados pessoais que são objeto de tratamento;
Controlador: pessoa natural ou jurídica, de
direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao
tratamento de dados pessoais;
Operador: pessoa natural ou jurídica, de
direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome
do controlador;
Encarregado (ou Data Protection Officer):
pessoa indicada pelo controlador para atuar como canal de comunicação entre o
controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de
Dados (ANPD);
Agentes de tratamento: o controlador e o
operador;
Tratamento: toda operação realizada com dados
pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação,
utilização, reprodução, transmissão, distribuição, eliminação, modificação,
comunicação, transferência, difusão, extração, avaliação ou ao controle da
informação, acesso, processamento, arquivamento ou armazenamento.
Anonimização: utilização de meios técnicos
razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado
perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo;
Consentimento: manifestação livre, informada
e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados
pessoais para uma finalidade determinada;
Eliminação: exclusão de dado ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado;
Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento dessa Lei em todo o território nacional.
3. COLETA
E USO DE DADOS PESSOAIS
Quando e por que precisamos de informações pessoais
O Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo é o controlador dos dados pessoais e é quem realiza ou determina a coleta e o tratamento das informações referentes aos estudantes, responsáveis legais, responsáveis financeiros e terceiros que, de alguma maneira, se relacionam com a Instituição.
Os dados
pessoais são coletados da seguinte forma e utilizados para as seguintes
finalidades:
3.1. DADOS PESSOAIS COLETADOS NO SITE
3.1.1. Dados
fornecidos diretamente pelo titular ou responsável
Canal de Coleta |
Categorias de
dados |
Finalidades |
Ouvidoria Fale Conosco Contato |
Dados de identificação pessoal Dados de contato Outros (assunto da mensagem) |
Esclarecer dúvidas ou dar informações sobre
serviços disponibilizados pelo Colégio. Secretaria, Tesouraria, APM ou
Informática têm acesso aos dados, de acordo com a escolha do remetente. Esses dados pessoais serão utilizados apenas para que
possamos retornar sua mensagem com uma resposta adequada. |
Inscrição (e-mail) Newsletter |
Dados de identificação pessoal Dados de contato |
Ao fornecer seus dados nesse canal de coleta,
você será inscrito na lista de e-mails para receber informações sobre a
Instituição, incluindo campanhas de matrícula. |
Agendar visita Solicitar entrevista |
Dados de identificação pessoal Dados de contato |
Esses dados serão utilizados para que possamos
entrar em contato para agendar uma visita ou uma entrevista para realização
da matrícula do aluno na Instituição. Também utilizaremos esses dados para
fins de marketing direto pelos canais de contato fornecidos. |
Trabalhe Conosco |
Dados
de identificação pessoal Dados de identificação oficial Dados de contato Dados residenciais Dados profissionais Dados educacionais Imagem Dados sensíveis * *Apenas em caso de pessoa
com deficiência. |
Esses dados serão utilizados apenas para o
cadastro do currículo no banco de dados da Instituição. Os dados serão
excluídos automaticamente após 01 ano do envio. |
3.1.2. Dados coletados automaticamente (Cookies)
O website utiliza cookies para obter dados de forma automática sobre o usuário, a navegação no site e o dispositivo utilizado, além de outras informações.
Os cookies são pequenos arquivos criados por sites
visitados e que são salvos no computador do usuário, por meio do navegador.
Esses arquivos contêm informações que servem para
identificar o visitante, seja para personalizar a página de acordo com o perfil
ou para facilitar o transporte de dados entre as páginas de um mesmo site.
Algumas dessas informações podem ser consideradas
dados pessoais. Para mais informações sobre como utilizamos cookies em nosso
site, acesse nossa Política de Cookies:
https://www.cofracarmo.com.br/politica-de-cookies
3.1.3. Redirecionamento para sites
de terceiros
Durante a
sua navegação no site, você poderá ser redirecionado para sites de terceiros como,
por exemplo, nossas páginas oficiais no Instagram, Facebook e Youtube.
Esses
sites não são operados por nós, razão pela qual é importante que o usuário
conheça e revise também os avisos e políticas de privacidade dos sites de
terceiros, cuja responsabilidade não cabe à nossa Instituição.
A partir
do redirecionamento, a responsabilidade pela segurança da conexão e dos dados
eventualmente coletados é exclusiva dos responsáveis pelos sites externos.
3.2. DADOS
PESSOAIS COLETADOS NA INSTITUIÇÃO
3.2.1. Dados fornecidos
diretamente pelo titular ou responsável
Canal de Coleta |
Categorias de
dados |
Finalidades |
Entrevista pré-matrícula |
Dados
de identificação pessoal Dados de identificação oficial Dados de contato Dados residenciais Dados financeiros Dados profissionais Dados educacionais Dados comportamentais Dados sensíveis |
Análise e formação do perfil do aluno
(comportamento, desenvolvimento, aprendizagem etc.). Registro de informações
relacionadas à saúde para eventuais ocorrências internas e proteção da saúde
do estudante. |
Matrícula |
Dados
de identificação pessoal Dados de identificação oficial Dados de contato Dados residenciais Dados financeiros Dados profissionais Dados educacionais Dados comportamentais Dados sensíveis* *Em caso de aluno com
Necessidades Educacionais Especiais (NEE) |
Cadastro do aluno e dos responsáveis no Sistema
Escolar e nos Portais, emissão do requerimento de matrícula, preenchimento e
assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais, coleta de
autorizações e consentimentos específicos. |
Acesso a Portais (Portal
do Aluno e Portal do Responsável) e Agenda Franciscana |
Dados de identificação pessoal Dados de identificação oficial (CPF responsável) Login e senha Dados de navegação (IP, data, hora etc.) |
Viabilizar o credenciamento, autenticação e
acesso do usuário. Registro de acesso às aplicações. |
Fichas, formulários, provas, trabalhos e demais
documentos ao longo do ano letivo e da vida escolar |
Dados
de identificação pessoal Dados de identificação oficial Dados de contato Dados residenciais Dados educacionais Dados comportamentais Dados sensíveis Outros (informações referentes aos
atendimentos ou reuniões) |
Registros de atendimentos, contatos, reuniões com
responsáveis e/ou alunos. Realização de avaliações, provas, simulados,
anotações de sala de aula, observação e avaliação comportamental, entrevistas
e reuniões com o corpo docente e coordenação do Colégio, bem como por meio de
fichas, formulários, questionários, fichas de inscrição, listas de presenças
e outros documentos comuns e necessários para a prestação de serviços
educacionais e serviços associados ou acessórios. |
3.2.2. Dados fornecidos por terceiros
Também
poderemos coletar dados pessoais de alunos e responsáveis, quando autorizado, por meio de terceiros como, por exemplo,
especialistas, médicos, terapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais de
saúde ou de assistência ao desenvolvimento do estudante de caráter particular e
que se disponham a compartilhar tais dados pessoais com a Instituição, sempre
no melhor interesse da criança e do adolescente.
3.2.3. Câmeras de vigilância
O Colégio
Franciscano Nossa Senhora do Carmo conta com câmeras de vigilância em locais
estratégicos em suas dependências para a garantia da segurança das instalações
e de todos aqueles que transitarem pela Instituição. As imagens são capturadas
e armazenadas em dispositivos próprios e por tempo determinado (aproximadamente
30 dias).
O acesso
a essas imagens é controlado rigorosamente e limitado a responsáveis
específicos para garantir a sua privacidade e dos demais.
3.3. DADOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E AUTORIZAÇÕES ESPECÍFICAS
Tendo em
vista o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes, frente à
inerente criticidade dessas informações e vulnerabilidade desses titulares,
suscetíveis a um alto risco em caso de exposição ou tratamento inadequado, o
Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo reforça seu compromisso em realizar
o tratamento dessas informações com segurança, zelo e de acordo com as
exigências legais, de forma transparente, informada e mediante autorização dos
responsáveis legais, quando exigido.
Os
representantes legais consentirão, de forma específica e destacada em documento
próprio, com a coleta dos dados pessoais para os menores que, à época do
tratamento forem crianças, nos termos da legislação civil, sempre que necessário,
considerando-se desde já, o contrato de matrícula como um desses documentos
aptos à coleta autorizada de dados pessoais.
Além
disso, serão coletadas autorizações específicas dos responsáveis para o
tratamento de dados pessoais do aluno para atividades e objetivos opcionais,
com finalidades específicas que não sejam diretamente vinculadas à execução do contrato
de prestação de serviços educacionais.
4. ARMAZENAMENTO E SEGURANÇA DOS DADOS
Como guardamos e protegemos seus dados pessoais
Os dados
pessoais coletados são armazenados em bancos de dados próprios da Instituição (físicos
e digitais) e em também em bancos de dados em nuvem.
Para
garantir a privacidade e a proteção dessas informações, são empregadas
tecnologias de segurança, com controle restrito de acesso e monitoramento
constante.
O acesso
aos dados pelos colaboradores e terceiros é restrito àqueles que realmente necessitam
ter conhecimento dessas informações para o desempenho das suas funções.
Com
objetivo de fortalecer a conscientização de todos os agentes envolvidos no
tratamento de dados pessoais, a Instituição conta com uma série de iniciativas
como treinamentos e palestras para todos os colaboradores sobre a importância
da confidencialidade e a manutenção da privacidade e segurança das informações
tratadas no dia a dia.
Além
disso, a Instituição mantém uma estrutura de governança com políticas internas
de condutas, normas de descarte de documentos e controle do prazo para
armazenamento desses dados pessoais em conformidade com a legislação aplicável.
5. COMPARTILHAMENTO
Com quem compartilhamos algumas dessas informações
O Colégio
Franciscano Nossa Senhora do Carmo está constantemente em busca dos melhores
recursos e ferramentas educacionais para alcançar a excelência pedagógica no
processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Para tanto, estabelece contrato
com terceiros, que disponibilizam suas plataformas educacionais de modo a
estimular a construção do conhecimento e o desenvolvimento desses estudantes.
Para que
essa parceria seja possível, há o compartilhamento de alguns dados pessoais, a
fim de garantir o acesso às plataformas, bem como gerar informações para a
escola, visando ao alcance de suas metas e de seus propósitos pedagógicos. Sempre
avaliamos previamente nossos fornecedores para garantir a segurança dos seus
dados. Os parceiros não compartilham os dados e/ou os utilizam de forma diversa
da estabelecida com o Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo.
As
principais empresas parceiras estão identificadas no “Portal do Responsável”,
no link “Parceiros Educacionais”, acessível por meio do acesso restrito junto
ao site: https://www.cofracarmo.com.br/.
Uma lista
completa de fornecedores e parceiros pode ser obtida por meio de solicitação em
nosso canal de comunicação, conforme item 8.
Veja a
seguir alguns dos motivos que nos levam ao compartilhamento de dados pessoais
com esses fornecedores:
Objetivos |
Categorias de
terceiros |
Prestar os serviços, complementares,
adicionais ou relacionados diretamente à prestação de serviços educacionais
firmada com a Instituição. |
Empresas de serviço
de transporte de passageiros para saída pedagógica, empresas de
seguro-viagem; Empresas de
avaliação e/ou ferramentas pedagógicas de aprendizagem; Atividades
extracurriculares; Fornecedores de
materiais escolares; Outras instituições
de ensino superior internacionais para processos seletivos, nesse caso,
conforme solicitação do aluno ou de seus representantes. |
Registro fotográfico das atividades
regulares do Colégio, como registro de atividades sociais e outros eventos |
Empresas parceiras
que prestem serviços de recordação fotográfica. |
Suporte técnico
(Portais e Aplicativos) * A
Instituição necessita desses prestadores para disponibilizar o Portal do
Responsável, Portal do Aluno e aplicativo Agenda Franciscana para hospedagem
dos sistemas do Colégio, em particular fornecedores que alojam, guardam,
geram e mantêm essas plataformas, o seu conteúdo e os dados que processam. |
Prestadores de
serviços que operam a infraestrutura técnica. |
Marketing, publicidade, personalização
de conteúdo e comunicação. |
Prestadores de
serviços em geral (designers, publicitários, serviços de marketing direto); Plataformas e
ferramentas integradas de marketing e vendas. |
Cumprimento de
obrigação legal, ou para responder a um processo legal/judicial ou exercer
direito legítimo e legal de cobrança de crédito. |
Órgãos públicos; Autoridades
fiscalizadoras; Escritórios de
advocacia, contabilidade e afins. |
Proteção à vida e à
saúde |
Hospitais
conveniados, atendimentos de emergência. |
6. PRINCÍPIOS APLICADOS
Cuidados que temos ao tratar seus dados
Veja
abaixo alguns dos princípios que orientam o tratamento de dados pessoais em
nossa Instituição:
LICITUDE E TRANSPARÊNCIA |
Os dados pessoais serão
processados de forma lícita e transparente, com informações claras
disponibilizadas aos titulares. |
ADEQUAÇÃO E LIMITAÇÃO DAS FINALIDADES |
Os dados pessoais serão
coletados apenas para finalidades específicas, explícitas e legítimas, não
podendo ser tratados posteriormente de uma forma incompatível com essas
finalidades pré-determinadas. |
NECESSIDADE (MINIMIZAÇÃO DOS DADOS) |
O tratamento de dados pessoais
será limitado àqueles dados estritamente necessários aos objetivos
pretendidos. |
QUALIDADE DOS DADOS |
Os dados pessoais tratados
serão exatos e atualizados sempre que necessário. Os dados inexatos ou
desatualizados serão apagados ou retificados, quando possível. |
SEGURANÇA E PREVENÇÃO |
Os dados pessoais serão
tratados de forma segura, protegidos do tratamento não autorizado ou ilícito
e contra a sua perda, destruição ou danificação acidental, adotando as
medidas técnicas ou organizativas adequadas |
|
7. DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS
A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei
13.709/2018) estabelece uma série de direitos às pessoas aos quais se referem os
dados submetidos a qualquer forma de tratamento.
Conheça abaixo os direitos do titular de
dados pessoais:
·
Solicitar a confirmação da
existência de tratamento de seus dados e acessá-los.
·
Corrigir ou atualizar dados
incompletos, inexatos e/ou desatualizados.
·
Solicitar a anonimização, o
bloqueio ou a eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em
desconformidade com a LGPD.
·
Requerer a portabilidade dos
dados de uma empresa para outra, para outro site ou sistema informatizado.
·
Requerer a eliminação dos dados
tratados com consentimento.
·
Obter informações sobre o
compartilhamento com terceiros (entidades públicas e privadas) e sobre
consentimento (possibilidade de não fornecimento e consequências).
·
Solicitar a revisão de decisões
tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados que afetem seus
interesses.
·
Revogar o consentimento.
·
Se opor ao tratamento de dados
que não esteja em conformidade com a legislação.
Saiba como exercer esses direitos no item seguinte.
8. CANAL DE ATENDIMENTO AO TITULAR E ENCARREGADO DE DADOS
Como entrar em contato, tirar dúvidas e exercer seus direitos
Para
exercer qualquer um dos direitos mencionados no item 7, ou para esclarecer
qualquer dúvida a respeito deste Aviso de Privacidade ou das práticas e
procedimentos adotados pela Instituição, você poderá enviar uma solicitação via
correio eletrônico (e-mail) encaminhado ao Encarregado de dados, nomeado e
indicado abaixo:
Alessandro Massaro de Andrade
Encarregado de Dados do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo
E-mail: suporte@cofracarmo.com.br
Para
exercer os direitos relacionados ao tratamento de dados pessoais o próprio
titular, ou seu representante legal, deve enviar um e-mail para o endereço
indicado acima, com as seguintes informações:
§ Nome completo do titular de dados;
§ Número de RG ou CPF do titular de dados;
§ Qual a condição de representante legal, se aplicável;
§ Descrição da solicitação;
§ Outras informações ou anexação de documentos para o atendimento da requisição.
A
depender do caso, poderão ser solicitados outros documentos para confirmar a identidade
do titular dos dados pessoais ou do solicitante.
A
resposta ocorrerá em prazo razoável e de acordo com a legislação aplicável à
época.
9. ALTERAÇÕES E REVISÕES DESTE AVISO DE PRIVACIDADE
O Colégio
Franciscano Nossa Senhora do Carmo está sempre em constante evolução em relação
às suas práticas e medidas voltadas à proteção de informações relevantes ao
negócio, entre elas os dados pessoais coletados. Por conta disso, este Aviso de
Privacidade poderá ser revisado e receber alterações através de atualizações.
A recomendação é de que a comunidade escolar acesse este documento frequentemente ou sempre que houver dúvidas. Certifique-se que você está tendo acesso à versão mais atualizada do Aviso de Privacidade conferindo a data da última atualização no início deste documento.
Paz e Bem!